26 março 2008

Nigéria

No momento os trabalhos das 8ª séries!

Turma 81

Nigéria

O Império Kanem-Bornu, dominava a parte norte da Nigéria, prosperando, como rota de comercio entre os bárbaros nortes africanos e o povo da floresta. Este Império na verdade, era uma junção entre dois. O império Kanem é o atual Chade e o Império de Bornu é o atual Niger.


Mapa de Niger e do Chad

No começo do século XIX, Usman Dan Fodio (1754 - 1817), filósofo e religioso árabe, reuniu a maior parte das áreas do norte e transformou a comunidade em muçulmana e seu poder autônomo e como tal Império foi reconhecido nas nações árabes de então.

O reino de Oyo, ou Império de Oyo Yoruba (c. 1400 - 1835) foi um império da África Ocidental e hoje é a Nigéria ocidental. O império foi criado pelos Yoruba, no século XV e cresceu para se tornar um dos maiores estados do Oeste africano encontradas pelos europeus, principalmente portugueses.
Entre os séculos XVII e XIX, comerciantes europeus estabeleceram portos costeiros para o aumento de tráfico de escravos para a América, são chamados de feitorias pelos portugueses.



Ifé, rei do reino de Yoruba. Cabeça em bronze do Museu Britânico.

A Colonização européia
No século XV, navegantes portugueses entraram em contato com os reinos costeiros, e logo estabeleceram intenso e próspero tráfico de escravos para as plantações do continente americano. Os governantes dos estados litorâneos capturavam os escravos no interior do país, onde as populações eram politicamente menos organizadas.
Essa atividade criou grande vazio demográfico na zona central da atual Nigéria, que persistiu até a época da independência.
A proibição do tráfico, ocorreu no século XIX, quando os britânicos resolveram enviar suas forças navais para a Nigéria para ocupá-la.
O comércio negreiro foi substituído pela produção de azeite-de-dendê.


Dendezeiro

Na Conferência de Berlim, em 1885, a região ficou sob o domínio britânico e sua administração foi confiada à Companhia Real do Níger.





Antes da conferência de Berlim




Depois da Conferência de Berlim

Após a primeira guerra mundial, a bacia do rio Cross, que era parte da colônia alemã de Camarão, foi anexada ao território britânico.

A Independência

Depois de um período provisório de administração indireta, em 1960 a Nigéria passou a ser independente, mas associado à Comunidade Britânica de Nações. Em 1963 foi proclamada a República. A independência foi conseguida pela união do povo ibo com o povo masa. O povo ibo eram os que tinham os melhores salários, casas e empregos.

O novo estado tinha 4 regiões autonomas, mas os conflitos étnicos, levou o general Johnson Aguiyi-Ironsi a tomar o poder em 1966, e estabelecer um estado unitário. Poucos meses depois, novo golpe passou o poder ao coronel Yakubu Gowon, que implantou uma federação de 12 estados.
Em 1965-67 ocorreu a secessão dos ibos, um golpe de estado, um grupo de oficiais da etnia ibo tomou o poder. Eles constituíram a República de Biafra, com capital em Enugu, na parte sudeste do país. Ou seja uma parte da região da Nigéria se tornou independente. Neste conflito grandes potências e companhias de petróleo, que disputavam as jazidas descobertas na costa leste interferiram no processo.


Biafra

A guerra civil nigeriana, ou guerra da Nigéria, ou guerra Nigéria-Biafra, ou ainda, guerra de Biafra, em 1970, foi um conflito político causado pela separação das províncias ao sudeste da Nigéria, como a republica auto proclamada de Biafra.
Cinco semanas depois da sua proclamação, a dissidente república de Biafra é atacada pelas forças do governo nigeriano. O tenente-coronel Odumegwu Ojukwu tinha proclamado a independência oriental na Nigéria, em contestação à matança de ibos em outras partes da Nigéria. O general Yakubo Gowon, negou-se a reconhecer a independência de Biafra e ordenou a invasão. Na luta as forças de Ojukwo foi gradualmente reduzido às exigências de Biafra. O estado emergente perdeu seus estados de petróleo, a sua principal fonte de riqueza e importações de alimentos, um milhão de pessoas morreram em resultado de grave subnutrição. Em 1970 Biafra se rendeu a Nigéria.

Em 1970 o coronel Odumegwu Ojukwu, líder da rebelião, fugiu para a Costa do Marfim. No contragolpe, o novo governo de Biafra foi derrubado e os ibos passaram a ser caçados e massacrados no país inteiro. O povo ibo, o mais progressista da região, manteve sua posição por 3 anos, mas o isolamento infligido pelas tropas federais a fome e as mortes arrasaram o país.

Em 1975 o general Gowon foi deposto. Seu sucessor, o brigadeiro Murtala Ramat Mohamed, foi assassinado em 1976, após ter convocado eleições gerais, que se realizaram em 1979, sob o governo do general Olusegun Obasanjo. Foi promulgada uma constituição e eleito presidente Alhaji Shehu Shagari, reeleito em 1983. Novo golpe militar deu o poder a um Conselho Militar Supremo, substituído em 1984 por um governo de maioria civil, presidido pelo general Mohamed Buhari.


Shehu Usman Aliyu Shagari, Turakin Sakkwato (nasceu em 25 de Fevereiro de 1925)

Em 1985, o general Ibrahim Babangida tomou o poder, prometeu restaurar o sistema constitucional e iniciou um programa de saneamento financeiro. A história da democracia nigeriana tornou-se uma longa sucessão de golpes. Em 1993, a eleição geral, com vistas à redemocratização, foi anulada pelo Conselho de Defesa e Segurança Nacional, ante a vitória do oposicionista Moshood Abiola.
Depois das eleições de 1993, que foram canceladas pelo governo militar, o general Sani Abacha subiu ao poder.

Em 1998, Abdulsalami Abubakar tornou-se o líder do SMC, Conselho Provisório de Regulamentação.
A Nigéria elegeu Olusegun Obasanjo como presidente, foram as primeiras eleições em 16 anos. Obajano e seu partido também ganharam as turbulentas eleições em 2003.



Oluṣẹgun Mathew Okikiọla Arẹmu Ọbasanjọ (nascido em 5 de Março de 1937) foi um presidente da Nigéria

A mineração da Nigéria

A Nigéria tem jazidas de carvão, mármore e estanho, mas o petróleo é o principal recurso do subsolo. Descoberto no delta do Níger na década de 1950, logo transformou a Nigéria num dos maiores produtores mundiais. Há jazidas de gás natural, mas a exportação do produto é dificultada pelas distâncias. A economia do país depende fortemente dos preços internacionais do petróleo.
Eis um dos principais interesses internacionais no país.

A Nigéria Hoje

Hoje estima-se que há mais de 250 grupos étnicos na Nigéria. Enquanto nenhum grupo individual goza de uma maioria numericamente absoluta, quatro grupos principais constituem 60% da população: Hauçá-Fulani no norte, Yorubá no oeste,e Igbo no leste. Os demais grupos incluem: Kanuri, Bini, Ibibio, Ijaw, Itsekiri, Efik, Nupe, Tiv e Jukun.

Entre 1987 e 1991,um total de onze estados foram criados, apenas recentemente em 1996, mais seis estados foram acrescentados, levando a estrutura administrativa da federação para trinta.


Umaru Musa Yar'Adua (Katsina, 1951) é o presidente da Nigéria.
Atua presidente da Nigéria

Bibliografia

http://www.brasilescola.com/geografia/nigeria2.htm
(acessado em 19/10/2008).

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/nig%E9ria/nigeria-4.php ( acessado em 19/10/20080.

Nenhum comentário:

 
©2007 Krista papéis Por Templates e Acessorios